terça-feira, 19 de outubro de 2021

Infográfico: História de Vida - TDIC e inclusão digital






Nesta atividade vamos refletir sobre as formas nas quais utilizamos as tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) para as atividades do dia-a-dia e para a aprendizagem. 

Construa um texto reflexivo ilustrado na forma de infográfico, publicado no padlet do grupo a história de vida: processo de inclusão digital enfocando: 
- medos, expectativas, conquistas, mitos;
- significado do mundo digital;
- como se alfabetizou neste contexto;
- o que tem de significativo no uso das TDIC: novidades, estímulos, dificuldades;
habilidades que teve de adquirir em usar as TDIC;
- dificuldades em usar TDIC;
- elementos positivos e negativos no uso das TDIC na aprendizagem;
- contribuições das TDIC nas atividades acadêmicas como estudantes e/ou docentes?;
- preocupações com o uso das das TDIC na vida das pessoas e na aprendizagem.

Construa um infográfico com texto reflexivo, imagens e fotos numa linha do tempo que represente seus processos de inclusão digital. Utilize a ferramenta Canva.

O Canva, ferramenta online de criação de designs personalizados de modo simples, fácil e rápido. Acessível a todos, a ferramenta disponibiliza um grande número de layouts que podem ser utilizados na criação. Você pode selecionar figuras, formas, ícones, imagens, fundos e frames em um banco de imagens, como também inserir textos com diferentes fontes. Há também a possibilidade de compartilhar seu processo de criação com outras pessoas. O site pode ser acessado em https://www.canva.com/pt_br/.

Este tutorial traz informações sobre a criação de um infográfico personalizado. Utilize o link https://www.canva.com/pt_br/criar/infografico/ para acessar a página que trata diretamente sobre a criação de infográficos.


quarta-feira, 21 de abril de 2021

Construção de Mapas Conceituais - Exergames nas Aulas de Educação Física

Jogos Sérios ou Serious Games é um gênero de jogo que utiliza a capacidade imersiva e narrativa dos jogos digitais em áreas como saúde, educação e treinamento. Especificamente na área de saúde, o advento de novas tecnologias de baixo custo para captação de movimento fez florescer uma categoria chamada de exergames - união dos termos exercise e games (exercício e jogos).  (OLIVEIRA et al, 2016).




O termo exergame abrange uma ampla gama de jogos que têm como similaridade requerer que o usuário realize algum tipo de esforço físico. Outros termos usados para definir jogos desse tipo são: Active Video Game (Video Game Ativo), Active Gaming (Jogar Ativamente), Movement Controlled Video Game (Video Game Controlado por Movimento) e Exertion game (Jogo de Exercitação - em livre tradução aproximada).

Pesquise na internet o tema Exergames como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física, analisando:

1. Importância dos exergames na vida de crianças e adolescentes.

2. Finalidade dos exergames para:
a) Reabilitação
b) Educação Física
c) Atividade física/fitness
d) Combate a obesidade

3. Dispositivos são comumente utilizados nos exergames? Que tipo de tecnologia de captação de movimento e controle é utilizado no jogo.

4. Importância do movimento no exergames.

5. Possibilidades de uso dos exergames nas aulas de Educação Física.

6. Descrição de um dos exergames abaixo, informando: usuários, tecnologias envolvidas, movimentos que o jogo exige que sejam feitos por parte dos usuários.

 

Exergames


20 Thousand Leaks

Age Images

Age Invaders-danças

Beat sketcher

Boom Blox Bash Party

Brunswic Pro Bowling

Buzz! Quis musical

Dance Dance Revolution (DDR)

DanceMasters – danças

Deca Sports 3 – fencing, lutas, racqueball, lacrosse, indoor volleyball

Deca Sports Freedom – boxing, lutas
Excitebots: trick racing
Exertainer
Eye Toy
Fifa World Cup (PS3) – futebol
Figuremeter – danças
Fitness adventure – danças
Fligh Night Round 4 – Boxe
Gu e Push ‘N’ Pull – simulador de voo
Heart burn game – ginásticas
Hustle Kings
Interactive Dance Simulation Videogame (OSVG)
Interactive slide
John Dalys prostroke golf
Joy Ride
Kick ass Kung-fu – lutas
Kinect Adveture
Kinect Sports (boxing) lutas
Kinect sports 2
Maddlen NFL 2010 – Futebol Americano
Marble Saga Karolimpa
Michael Jackson the experience - danças
NBA 08 – basquete
NBA 2k10
NBA 2K11Hustle kings
Neat-o-Games
NHL2K10 – basquete
Nitendo wii sports – golf, boxe, tênis, boliche, baseball, arco e flecha
Planet minigolf
PlayStation Move heroes
Push ‘N’ Pull
Racket sports
Reflexridge
Shadowboxing over a distance
SingStar dance- danças
Sting Star Dance
Swan Boat - danças
The Lord of the Rings: Aragorn’s Quest
The shoot
Tiger Woods
Tiger Woods PGA tour
Time Crisis: razing storm
Top darts – esportes
Top spin 4 – esportes
UbiBall
Ultimate Band
Virtua tennis 2009
We love golf
Wii Fit – yoga, skate e snowboard
World Championship darts: pro tour
Yoostar – representação
Yoostar 2 in the movies
Zumbafitness – danças

 

Leituras:

Cultura digital e Educação Física: problematizando a inserção de exergames no currículo. Educação, Teoria e Prática, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v34n1/v34n1a09.pdf

 

Exergames no ciberespaço: uma possibilidade para Educação Física (SBGames, 2011). Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/cult/full/92287_1.pdf

 

Jogando com as diferentes linguagens: a atualização dos jogos na Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Ciência do Esporte – 2016. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/pt/jogando-com-as-diferentes-linguagens/articulo-resumen/S0101328916000056/

 

Ambientes virtuais de aprendizagem na educação física: uma revisão sobre a utilização de Exergames. Ciências & Cognição Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v15n1a08.pdf

 

Desafios e possibilidades de uso de exergames no Ensino Médio: desenvolvendo capacidades, habilidades e competências. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1698/865

 

Exergames: uso pedagógico e suas bases teóricas na educação. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8187/5814

 

Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v34n1/v34n1a09.pdf

 

Exergames, das salas de aula ao atletismo. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/670/exergames-das-salas-de-aula-ao-atletismo

 

Exergames no ciberespaço: uma possibilidade para Educação Física.

Disponível em:

http://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/cult/full/92287_1.pdf

 

Exergames no currículo da escola: uma metodologia para as aulas de Educação Física. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/cultura/Culture-7_short.pdf

 

Exergames na Educação Física: ferramentas para o ensino e promoção da saúde. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2014/files/papers/culture/full/Cult_Full_Exergames%20na%20Educacao%20Fisica.pdf


Construa um mapa conceitual com as informações pesquisada, utilizando softwares de construção de mapas como o CMap Tools ou outro a escolha e publique no blog da dupla/trio.

Leitura sobre uso de mapas conceituais: 
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR. Douglas Vieira de Almeida, Luís Paulo Leopoldo Mercado e Líllian Franciele Silva Ferreira. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9868/pdf  



Sites para Elaboração de Mapas Conceituais


Cmap Tools – http://cmap.ihmc.us/





Bubbl.us - https://bubbl.us/

Coggle – https://coggle.it/

Popplet – http://popplet.com/

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Projetos Didáticos nas Aulas de Educação Física - Danças do Mundo




A dança é uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. Pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra, etc.


      Existem vários tipos de danças: danças urbanas (hip-hop), danças eruditas, danças e coreografias associadas a manifestações musicais, lengalengas, brincadeiras de roda, cirandas e escravos-de-jó.


Por meio das danças e brincadeiras, os estudantes poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo, além de algumas técnicas de execução de movimentos, bem como, ser capazes de improvisar, de construir coreografias e adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas.


As danças folclóricas são caracterizadas por um conjunto de danças sociais, peculiares de cada lugar e originárias de antigos rituais mágicos e religiosos. Possuem diversas funções como, por exemplo,comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais.


No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. As danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana, no qual são celebradas em festas populares caracterizadas pelas músicas, figurinos e cenários representativos.


Neste projeto vamos realizar duas atividades: uma viagem virtual ao local onde as danças escolhidas se manifestam culturalmente e uma produção de vídeo mostrando os passos da dança e uma coreografia escolhida pela dupla/trio.


Dupla
Dança

Flávia, João Pedro, Nicole, Morgana Stephanny

Troika – Russia


Pedro Herculano, Michael, Miqueias e Milenne


Reggaeton - Panamá e Porto Rico

Mikelly, Alex, Millena, 
Isaias


Mambo – Cuba

Álvaro, Fábio, Jarlen,
Luiz


Bachata – México


Angelo, Paulo, Whashington, John, Carina


Dança do Ventre – Marrocos

Ronaldo, Isabela, Geovanni e Daniel


Jazz - USA

Pedro Henrique, Jesiel, Eudson e João Paulo


Freestyle - EUA




K-Pop - Coreia do Sul 




Tarantella – Itália




Haka - Nova Zelândia

Zumba – Colombia
Balé - Austria e Rússia
Zumba – Colombia
Salsa – Colombia
Salsa – Colombia
Zouk – Antilhas Francesas
Fingernail dance - Tailandia
Dança do Dragão – China
Bharathanatyam – Índia
Tiroler Holzhacker / Gort me strop – Alemanha
Flamenco – Espanha



Cada dupla/trio deverá construir uma apresentação no PowerPoint sobre a Dança no Mundoconhecendo um pouco mais sobre a dança escolhida:

a. Importância da dança nas aulas de Educação Física


b. História da dança escolhida


c. Características da dança


d. Origem da dança e local na qual é praticada (ilustrar com fotos do lugar e de satélite - googlemaps e google earth)


e. Matéria com fotos ou vídeo no Youtube com o passo a passo da dança.


Produção de Vídeo - Passos e coreografia da Dança 



No planejamento do trabalho com registros visuais, no qual a partir do tema escolhido, é elaborado o roteiro do que será registrado com uso de câmera filmadora: tema, local, data da realização, cenário, sujeitos envolvidos, situação a ser registrada e objetivo de aprendizagem a ser trabalhado neste registro.


Propostas de Registros Visuais: apresentação de um tema com vídeo, aula expositiva/animada, debate, demonstração de procedimentos, desenho animado, documentário, dramatização/teatralização, entrevista, estudo do meio (exploração de espaços extraclasse), experimentação, historia animada, narrativa de um conto de fadas/histórias, oficina, palestra, publicidade/comercial, reportagem, telejornal, telenovela, vídeo educativo, videoaulas, videojornal, videonovela, visão panorâmica com narrativa, dentre outras.

A finalidade da produção de vídeos é documentar eventos, aulas, estudos do meio, experiências, entrevistas, depoimentos, para modificar os programas, introduzindo novos textos, nova trilha sonora. Os registros permitem filmar diversos aspectos da realidade do cotidiano, apresentando-os em sala de aula. Isto será um fator gerador de debates e de discussões de como e o que podemos fazer para ajudar as pessoas que estão ao nosso redor.

Produza um vídeo de 10 a 15 minutos sobre a dança do mundo escolhido pela dupla/trio:
1. Introduza o vídeo com uma breve apresentação da dança que será explorada – origem, onde é dançada e suas principais características;
2. Apresente os movimentos básicos da dança;
3. Apresente uma coreografia da dança feita pela dupla/trio.
O vídeo poderá ser publicado no Youtube e/ou inserido no blog da dupla/trio com texto explicando a produção do mesmo.

Vídeo produzido na disciplina em turma anterior: