Criação do Currículo Lattes e Orcid de cada estudante, postado no padlet do grupo.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/
Plataforma ORCID – identificação digital - https://orcid.org/
Espaço para publicação dos materiais e atividades propostas na disciplina Técnicas de Informática e de Comunicação na Educação Física, ministrada pelos professores Luís Paulo Leopoldo Mercado e Ana Paula Monteiro Rego no Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Alagoas no semestre 2021.1
Criação do Currículo Lattes e Orcid de cada estudante, postado no padlet do grupo.
Currículo Lattes – http://lattes.cnpq.br/
2) Objetivos de aprendizagem;
3) Aplicativos escolhidos - site, caracterização do aplicativo, possibilidades de uso nas aulas de Educação Física;
4) Atividades que serão realizada(s) com os aplicativos escolhidos;
5) Avaliação da aula proposta.
CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2020. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/noticias/app_para_dispositivos_moveis.pdf
Story Jumper – escrita colaborativa (p.21-34).
Stop Motion e Storyteling – vídeos e animações (p.35-46).
EdPuzzle – vídeos e quizzes (p.47-59).
Jdda EzRobot – robótica (p.61-68).
Tempoly - jogo (p.69-80).
Classroom Screen, Super Teacher Tools, Mentimer e Tinycards - elementos dos jogos (p.85-105).
Escape Room Educativo - criação de atividades desafiadoras (p. 107-115).
Tricider – debate de idéias colaborativas (p.117-125).
Jogos de tabuleiro - (p.127-140).
COUTO, Edvaldo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa. App-learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: Edufba, 2016, disponivel em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/30756/1/app_learning_repositorio.pdf
Snapchat – mensagens autodestrutivas (p.23-38).
Aurasma – gamificação (p.75-92).
Evernote – diário hipertextual (p.93-108).
Whatsapp – comunicação e formação (p.109-126/227-244).
MAR – realidade aumentada (p.127-144).
Nearpod, WeLearnedit, Smashing, Studyblue, Edcreations - aplicativos para a aprendizagem com projetos (p.163-178).
Socrative – interação por pares (p.179-198).
Hand Talk - Libras (p.199-210).
R Code - (p.211-226).
Quizlet – aula remota interativa (p.9, 37-43).
Kahoot – avaliação (p.10, 77-84).
Criação de podcast (p.24-26).
Socrative – sala de aula personalizada (p.46-58).
Powtoon – vídeos didáticos animados (p.59-62).
Instagram – comunicação instantânea (p.85-86).
MALAGGI, Vitor; MARCON, Karina; RIPA, Roselaine. Tecnologias digitais de rede na educação infantil: usos e potencialidades pedagógicas. Florianópolis: CEAD/UDESC/UAB, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1iAW73h3QWf1vzZUkxcbONIj26WAUvaQJ/view?fbclid=IwAR1dDCMT1RNjsZnJZEjRd9Hl7Bg-yFFup6vSw5DEFSxv7ycS4swRKYObatU
Story Jumper – livros digitais (p.13-20).
Canva – design/infográficos (p.21-32).
Padlet – murais digitais (p.33-42).
Voki - avatares (p.43-48).
Thinglink – imagens e vídeos interativos (p.49-60).
Animaker – vídeos animados (p.61-72).
Storybird – história e poemas visuais (p.73-84).
Google Drawings - desenhos (p.85-94).
Outros Aplicativos (pesquisar na internet)
Book Creator – criação de linhas digitais.
Bubbl.us – mapas mentais.
Buncee – criação de conteúdos interativos.
Cacco – mapas/diagramas.
Classcraft – trilha de aprendizagem gamificada.
Coggle – mapas mentais.
Cospaces Edu – experiência em realidade virtual 3D.
Creately – infográficos.
Diigo – pesquisa online colaborativa.
eTwinning – plataforma de trabalho colaborativo.
Explain Everything – quadro interativo colaborativo.
Flipgrid – interações em vídeos.
Genial.Iy – apresentações, infográficos.
Glogster – posteres digitais.
Google Earth – geolocalização.
Google site – portfólios digitais.
Jamboard – interação na turma.
Joomag – criação de apresentação digital.
Just a Line – experimento de realidade aumenta.
Litemap - mapas argumentativos online.
Lucidchart – organizadores gráficos.
Mahara – portfólio digital.
Mindmap – mapas conceituais interativos.
Miro – quadro branco interativo.
Mystorybook – criação de histórias.
Penzu – diário online.
Piktochart – infográficos.
Pixton – histórias em quadrinhos online.
Quizizz – elaboração de questionários.
Quizlip – perguntas e respostas.
Rubric Maker – rubricas educacionais (avaliação).
Seesaw – portfólio digital.
Smoore – boletim de notícias.
Spotlights Stories – narrativas imersivas.
Squigi – criação de conteúdos com animações.
Stop Motion Studio – filmes animados.
Storyboart That – histórias em quadrinhos ou narrativas digitais.
Storybird – criação de histórias.
Sutori – histórias interativas narradas.
Tagxedo Creator – nuvem de palavras.
Tik Tok – linha do tempo.
Toontastic – criação de desenhos animados.
Tour Creator – tours de realidade virtual.
Trello – quadro de atividades.
Venngage – projetos gráficos.
Wakelet – escrita colaborativa.
Wix – criação e edição de sites.
Wordart – nuvens de palavras.
World Clouds – nuvem de palavras.
Writing Prompts – escrita criativa.
Atividades
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Valor
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1. Construção do padlet do grupo (apresentação + foto)
|
1,0
|
2. História de Vida: inclusão digital (infográfico: texto + imagens)
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2,0
|
3. Atividade com Pesquisa e Roteiro da Cartilha - História em Quadrinhos Digital
|
2,0
|
4. Construção da Cartilha - Histórias em Quadrinhos Digital
|
2,5
|
5. Aula Pesquisa: esportes pouco conhecidos - Prezzi.
|
2.5
|
10,0
|
Grupo |
Tema |
Grupo 1 - Mênya, Jorge, Filipe e Luana. |
Camogie |
Grupo 2 - Amanda, Eduardo, Ítalo e Ítala. |
Badmintom |
Grupo 3 - Laís, Raul, Jailson e Ana Thayse. |
Netball |
Grupo 4 - Lucas, Hélio e Shelly. |
Bobslead |
Grupo 5 - Milenna, Natasha e Andreo. |
Tchoukball |
Grupo 6 - Emanoel, Rayane, Richard e Julya. |
Wakeboard |
Grupo 7- Antonielly, Caio, Manoá e Marcos. |
Pelota Basca |
Grupo 8 - Juan, Gabriel, Pedro e Matias. |
Curling |
Grupo 9 – Tainá, Marcelo e Luana. |
Chess-Boxing (Xadrez com Boxe) |
Bete ombro Lacrosse Corfebol Bike Polo Tazer Ball Rugby Subaquático Hornussen Calcio Storico Fiorentino Fierljeppen Cavalo de Pau (Helsinque) Chute na Canela (Bristol) Skijöring |