Plano de Curso


UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

 

PLANO DE ENSINO

 

I – IDENTIFICAÇÃO

UNIDADE/ CAMPUS: IEFE/Maceió

CURSO: Educação Física

PERÍODO LETIVO: 2021.1

COMPONENTE CURRICULAR: EDFL072 – Técnicas de Informática e Comunicação

(  X ) OBRIGATÓRIO                    (     ) ELETIVO                                      CH: 54 h

PRÉ-REQUISITO: não há pré-requisitos

DOCENTE RESPONSÁVEL: Luís Paulo Leopoldo Mercado - Siape: 1121358

ESTAGIÁRIA DE DOCÊNCIA: Ana Paula Monteiro Rego

II - EMENTA

Estuda a importância das TIC na Educação Física, potencialidades pedagógicas e os desafios que emergem a partir da introdução destas na prática educativa e suas relações nos espaços de aprendizagem. Elaboração de projetos com atividades práticas envolvendo TIC nas aulas de Educação Física.

III - OBJETIVOS

- Analisar as mudanças que estão sendo produzidas nos espaços educativos e nos processos de ensino-aprendizagem com a integração das TIC e seus efeitos.

- Analisar criticamente a incorporação dos recursos das TIC pela escola.

- Introduzir TIC nos processos de ensino-aprendizagem, com temáticas de interesse para sua especialidade e a partir de modelos práticos.

- Explorar as possibilidades das TIC em relação à construção do conhecimento, desenvolvendo habilidades para utilização destas tecnologias.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Educação e a Cultura Digital - tecnologias no cotidiano do professor. Utilização das TIC na escola. A presença das TIC na vida cotidiana. Aprendizagem em espaços com TIC.

2. Incorporação e Utilização das TIC no Currículo da Educação Física - possibilidades de utilização das TIC nas aulas de Educação Física de forma integrada ao currículo: computador, internet, TV, rádio e vídeo na educação.

3. Projetos de Educação Física Utilizando TIC - construção de projetos didáticos de Educação Física incorporando os recursos das TIC.

V - METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas por meio de aulas expositivas e dialogadas desenvolvidas de forma síncrona no Google Meet e no Whatsapp da turma com materiais escritos e audiovisuais. Realização de atividades práticas utilizando recursos da internet a fim de possibilitar aos estudantes autonomia na busca e no tratamento das informações recebidas. Trabalhos em trios ou grupos com textos/atividades de referência para discussão, a partir do material disponibilizado no blog da disciplina: http://ticedfisicaufal.blogspot.com/ As atividades envolverão textos de referência para discussão, visando buscar a relação da leitura com a especificidade da disciplina, para produzir uma postura crítica frente às questões colocadas e utilizarão diferentes recursos tecnológicos: animação, história em quadrinhos, nuvem de palavras, mapa conceitual e infográficos.

VI - PLATAFORMA/S ESCOLHIDA/S PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS NÃO PRESENCIAIS:

(Escolher uma ou mais plataforma/s de ensino a ser/serem usada/s pelo/a docente nas AANPs)

(  X  ) Google Meet

(  X  ) Blog Da disciplina

(  X  ) Outros: Portfólio digital em trio publicado no Padlet

VII - FORMAS DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação será diagnóstico, formativo e contínuo, observando a participação e o desempenho do estudante no decorrer da disciplina. A avaliação da aprendizagem se dará a partir da realização das atividades propostas e da postagem das tarefas exigidas ao final de cada unidade. Os critérios de avaliação levarão em consideração: realização e entrega das atividades solicitadas ao final de cada unidade dentro dos prazos, frequência realização das atividades avaliativas. Realização de avaliações individuais.

VIII – CRONOGRAMA

 

28 OUT

Aula síncrona no Google Meet: Metodologia de trabalho da disciplina.

Atividade: Infográfico TIC e histórias de vida.


 

04 NOV

Aula síncrona no Google Meet: TIC na cultura digital.

Atividade: Criação do Padlet de cada grupo.


 

11 NOV

Aula síncrona no Google Meet: Vulnerabilidade na internet.

Atividade: construção de cartilha usando histórias em quadrinhos digitais.

 

18 NOV

Orientações para finalização da cartilha usando histórias em quadrinhos digitais.

Apresentação das cartilhas elaboradas.

 

25 NOV

Aula síncrona no Google Meet: uso de mapas conceituais.

Atividade: pesquisa sobre esportes pouco conhecidos no Brasil e elaboração de apresentação no prezzi.

 

02 DEZ

Aula síncrona no Google Meet: pesquisa na internet: teses, dissertações, livros e artigos de periódicos.

Atividade: elaboração de relatório da pesquisa wegbráfica.

 

09 DEZ

Aula síncrona no Google Meet: Aplicativos nas aulas de Educação Física.

Atividade: elaboração de proposta de aula usando aplicativo.

 

16 DEZ

 

Avaliação Bimestral AB 1

 

 

20 JAN

Aula síncrona  no Google Meet: Projetos na internet: webquest.

Atividade: escrita da problematização do projeto.

 

27 JAN

Aula síncrona no Google Meet: viagens virtuais.

Atividade: pesquisa de lugares relacionados ao tema tratado no projeto didático.

 

03 FEV

Aula síncrona no Google Meet: produção e registros em vídeo.

Atividade: vídeo da coreografia da dança trabalhada no projeto.

 

10 FEV

Aula síncrona: construção de apresentação no Prezzi.

Atividade: elaboração da apresentação do projeto de cada trio.

 

17 FEV

Apresentação dos projetos de cada trio.

 

24 FEV

 

 

Avaliação Bimestral AB2 e Reposição.

IX – BIBLIOGRAFIA

BÁSICA:

ALMEIDA, Maria Elizabeth B.; DIAS, Paulo; SILVA, Bento D. (orgs). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013.

BARBA, Carme; CAPELLA, Sebastiá (orgs). Computadores em sala de aula: métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012.

BENDER, William N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.

COLL César, MONEREO Carles (orgs). Psicologia da Educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COSTA, Cleide J.; PINTO, Anamelea  C. (Orgs.) Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2017.

PRENSKY, Marc. Educação para um mundo melhor: como estimular o poder das crianças e jovens do século XXI. São Paulo: Panda Educação, 2021.

COMPLEMENTAR:

COUTO, Edvaldo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea (orgs). App-learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: Edufba, 2016.

CAMARGO, Fausto; DAROS, Thiune. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, online e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.

CARVALHO, Ana A. (org). Aplicações para dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2020.

CARVALHO, Ana A. (org). App para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação/DGE, 2015.

COUTO, Edvaldo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa.  App-learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: Edufba,  2016, disponivel em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/30756/1/app_learning_repositorio.pdf

DUDENEY, Gavin; KOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

PEREZ-GOMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. 

PORTO, Cristiane M.; SANTOS, Edmea (orgs). APP-Education: fundamentos, contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32168.

TERÇAIROL, Adriana A.; IKESHOJI, Elisangela A.; GITAHY, Raquel R. (orgs). Metodologias para aprendizagem ativa em tempos de educação digital: formação, pesquisa e intervenção. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.

 

 

2 comentários:

  1. que post interessante, quero aplicar algo assim no colegio zona norte sp blog de qualidade mesmo

    ResponderExcluir
  2. Navegando por blogs encontrei esse post sobre o assunto que procurava, vou indicar ao colegio objetivo zona norte sp, ótimo conteúdo, parabéns por todo o empenho, achei bacana

    ResponderExcluir