UNIVERSIDADE
FEDERAL DE ALAGOAS
CURSO
DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANO DE ENSINO
I – IDENTIFICAÇÃO |
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UNIDADE/ CAMPUS: IEFE/Maceió |
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CURSO: Educação Física |
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PERÍODO LETIVO: 2021.1 |
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COMPONENTE CURRICULAR: EDFL072 – Técnicas de Informática e Comunicação
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X ) OBRIGATÓRIO
( ) ELETIVO CH: 54
h |
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PRÉ-REQUISITO: não há
pré-requisitos |
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DOCENTE
RESPONSÁVEL: Luís Paulo Leopoldo Mercado - Siape: 1121358 ESTAGIÁRIA
DE DOCÊNCIA: Ana Paula Monteiro Rego |
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Estuda
a importância das TIC na Educação Física, potencialidades pedagógicas e os
desafios que emergem a partir da introdução destas na prática educativa e
suas relações nos espaços de aprendizagem. Elaboração de projetos com
atividades práticas envolvendo TIC nas aulas de Educação Física. |
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III - OBJETIVOS - Analisar as mudanças que estão sendo produzidas
nos espaços educativos e nos processos de ensino-aprendizagem com a
integração das TIC e seus efeitos. -
Analisar criticamente a incorporação dos recursos das TIC pela escola. -
Introduzir TIC nos processos de ensino-aprendizagem, com temáticas de
interesse para sua especialidade e a partir de modelos práticos. -
Explorar as possibilidades das TIC em relação à construção do conhecimento,
desenvolvendo habilidades para utilização destas tecnologias. |
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IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Educação e a Cultura Digital - tecnologias no cotidiano
do professor. Utilização das TIC na escola. A presença das TIC na vida
cotidiana. Aprendizagem em espaços com TIC. 2. Incorporação e Utilização das TIC no Currículo da
Educação Física - possibilidades de utilização das TIC nas aulas de Educação
Física de forma integrada ao currículo: computador, internet, TV, rádio e
vídeo na educação. 3. Projetos de Educação Física Utilizando TIC - construção
de projetos didáticos de Educação Física incorporando os recursos das TIC. |
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V - METODOLOGIA As
aulas serão desenvolvidas por meio de aulas expositivas e dialogadas
desenvolvidas de forma síncrona no Google Meet e no Whatsapp da turma com materiais
escritos e audiovisuais. Realização de atividades práticas utilizando
recursos da internet a fim de possibilitar aos estudantes autonomia na busca
e no tratamento das informações recebidas. Trabalhos em trios ou grupos com
textos/atividades de referência para discussão, a partir do material
disponibilizado no blog da disciplina: http://ticedfisicaufal.blogspot.com/
As atividades envolverão textos de referência para discussão, visando buscar
a relação da leitura com a especificidade da disciplina, para produzir uma
postura crítica frente às questões colocadas e utilizarão diferentes recursos
tecnológicos: animação, história em quadrinhos, nuvem de palavras, mapa
conceitual e infográficos. |
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VI - PLATAFORMA/S ESCOLHIDA/S PARA AS ATIVIDADES ACADÊMICAS
NÃO PRESENCIAIS: (Escolher uma ou mais plataforma/s
de ensino a ser/serem usada/s pelo/a docente nas AANPs) ( X )
Google Meet (
X ) Blog Da disciplina (
X ) Outros: Portfólio digital
em trio publicado no Padlet |
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VII - FORMAS DE AVALIAÇÃO O
processo de avaliação será diagnóstico, formativo e contínuo, observando a
participação e o desempenho do estudante no decorrer da disciplina. A
avaliação da aprendizagem se dará a partir da realização das atividades
propostas e da postagem das tarefas exigidas ao final de cada unidade. Os
critérios de avaliação levarão em consideração: realização e entrega das
atividades solicitadas ao final de cada unidade dentro dos prazos, frequência
realização das atividades avaliativas. Realização de avaliações individuais. |
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VIII – CRONOGRAMA |
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28 OUT |
Aula síncrona no Google Meet:
Metodologia de trabalho da disciplina. Atividade: Infográfico TIC e histórias de vida. |
04 NOV |
Aula síncrona no Google Meet:
TIC na cultura digital. Atividade: Criação do Padlet de cada grupo. |
11 NOV |
Aula síncrona no Google Meet:
Vulnerabilidade na internet. Atividade: construção de
cartilha usando histórias em quadrinhos digitais. |
18 NOV |
Orientações para finalização
da cartilha usando histórias em quadrinhos digitais. Apresentação das cartilhas
elaboradas. |
25 NOV |
Aula síncrona no Google Meet: uso de mapas conceituais. Atividade: pesquisa sobre esportes pouco conhecidos no
Brasil e elaboração de apresentação no prezzi. |
02 DEZ |
Aula síncrona no Google Meet: pesquisa na internet: teses,
dissertações, livros e artigos de periódicos. Atividade: elaboração de relatório da pesquisa wegbráfica. |
09 DEZ |
Aula síncrona no Google Meet: Aplicativos nas aulas de Educação
Física. Atividade: elaboração de proposta de aula usando
aplicativo. |
16 DEZ |
Avaliação Bimestral AB 1
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20 JAN |
Aula síncrona no
Google Meet: Projetos na internet: webquest. Atividade: escrita da problematização do projeto. |
27 JAN |
Aula síncrona no Google Meet:
viagens virtuais. Atividade: pesquisa de
lugares relacionados ao tema tratado no projeto didático. |
03 FEV |
Aula
síncrona no Google Meet: produção e registros em vídeo. Atividade:
vídeo da coreografia da dança trabalhada no projeto. |
10 FEV |
Aula
síncrona: construção de apresentação no Prezzi. Atividade:
elaboração da apresentação do projeto de cada trio. |
17 FEV |
Apresentação
dos projetos de cada trio. |
24 FEV
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Avaliação
Bimestral AB2 e Reposição. |
IX – BIBLIOGRAFIA |
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BÁSICA: ALMEIDA, Maria Elizabeth B.; DIAS,
Paulo; SILVA, Bento D. (orgs). Cenários
de inovação para a educação na
sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013. BARBA, Carme; CAPELLA, Sebastiá
(orgs). Computadores em sala de aula:
métodos e usos. Porto Alegre: Penso, 2012. BENDER,
William N. Aprendizagem baseada em
projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso,
2014. COLL César, MONEREO Carles (orgs).
Psicologia da Educação virtual:
aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto
Alegre: Artmed, 2010. COSTA, Cleide J.; PINTO,
Anamelea C. (Orgs.) Tecnologias digitais da informação e
comunicação na educação. Maceió: Edufal, 2017. PRENSKY,
Marc. Educação para um mundo melhor: como estimular o poder das crianças e jovens do século XXI. São Paulo:
Panda Educação, 2021. COMPLEMENTAR: COUTO, Edvaldo; PORTO, Cristiane;
SANTOS, Edmea (orgs). App-learning:
experiências de pesquisa e formação. Salvador: Edufba, 2016. CAMARGO,
Fausto; DAROS, Thiune. A sala de aula
digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo,
online e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021. CARVALHO,
Ana A. (org). Aplicações para
dispositivos móveis e estratégias inovadoras na educação. Lisboa:
Ministério da Educação/DGE, 2020. CARVALHO,
Ana A. (org). App para dispositivos
móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa:
Ministério da Educação/DGE, 2015. COUTO,
Edvaldo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa. App-learning: experiências
de pesquisa e formação. Salvador: Edufba, 2016, disponivel em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/30756/1/app_learning_repositorio.pdf DUDENEY, Gavin; KOCKLY, Nicky;
PEGRUM, Mark. Letramentos digitais.
São Paulo: Parábola, 2016. PEREZ-GOMEZ, Ángel I. Educação na era digital: a escola
educativa. Porto Alegre: Penso, 2015. PORTO,
Cristiane M.; SANTOS, Edmea (orgs). APP-Education: fundamentos,
contextos e práticas educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador:
Edufba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32168. TERÇAIROL,
Adriana A.; IKESHOJI, Elisangela A.; GITAHY, Raquel R. (orgs). Metodologias para aprendizagem ativa em
tempos de educação digital: formação, pesquisa e intervenção. Jundiaí:
Paco Editorial, 2021.
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que post interessante, quero aplicar algo assim no colegio zona norte sp blog de qualidade mesmo
ResponderExcluirNavegando por blogs encontrei esse post sobre o assunto que procurava, vou indicar ao colegio objetivo zona norte sp, ótimo conteúdo, parabéns por todo o empenho, achei bacana
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