Jogos
são atividades de caráter competitivo, cooperativo ou recreativo e que
apresentam uma flexibilidade maior nos seus regulamentos que são adaptados em
função do objetivo proposto (espaço físico, nº de participantes, material
necessário). São geralmente desenvolvidos com a finalidade de lazer, podem
permitir interessantes usos educacionais, principalmente se integrados a outras
atividades. São ferramentas educacionais que divertem enquanto motivam, podem
ser mais complexos e desafiadores que seus pares não computadorizados. Um jogo
pode servir como contexto para a aprendizagem de múltiplos conceitos e variadas
habilidades, de natureza sofisticada, tudo isso de maneira que o aluno
dificilmente fica desmotivado no processo. Os jogos ganham maior popularidade
nas escolas por causa da capacidade de motivação, pois os professores encontram
nos jogos de computadores um poderoso motivador para o início do processo de
aprendizagem.
Os
jogos digitais vêm se popularizando como ferramenta para professores e aliados
das aulas de Educação Física, ao ajudar estudantes a conhecer novos esportes e
driblar a falta de recursos para tratar de alguns conteúdos previstos no
currículo escolar.
Os
jogos atuam na melhora da comunicação verbal, corporal e expressional. Tem o
objetivo de despertar o interesse de crianças e jovens para a prática regular
de atividades físicas, além de ampliar o repertório motor, favorecendo o
desenvolvimento nos âmbitos afetivo, psíquico e cognitivo.
Navegue
nos sites abaixo e analise as formas de utilização dos jogos na sala de aula e avalie
dois jogos a escolha da dupla/trio utilizando o roteiro proposto.
Roteiro para a Análise Pedagógica de
Games
Nome do game:
1. Gênero do game (ação, aventura, simulação, puzzle,outros):
2. Tempo de aprendizagem para jogar o game escolhido:
3. Dificuldade de aprendizagem para jogar o game escolhido:
4. Contexto ou história do game analisado
5. Objetivos principais (construir, gerenciar recursos, resolver
problemas, etc) existentes no game e como esses objetivos podem ser incluídos
na sala de aula.
6. Regras existentes no game analisado.
7. Utilização do game nas aulas de Educação Física (nível de ensino,
faixa etária).
8. Proposta de atividade com o game nas aulas de Educação Física:
produção de textos sobre o game; discussão realizada a partir do game; produção
de materiais e a realização de atividades que abordem o game, etc.
9. Avaliação das atividades desenvolvidas a partir do game.
Jogos online para Educação
Física
Airhockey
Breakout for
two – jogo de futebol para duas pessoas
DJ.Hero
Donkey Kong Country
Figure Skating
FlyGuy
Guitar Hero
– acordes de guitarra – motricidade motora fina
Human Pacman – realidade aumentada
Mario kart – corrida
Mario Sports
Mix – basquete e vôlei, hóquei, dodgeball
Pac Man – plataforma
River Rush
Rock Band
Rollyball
Shaun White snowboard
Skiing
Sonic Free Riders
Space Pop
Table Tennis for Three – esportes
Leituras:
MÜLLER, Ana C.; CRUZ, Dulce M. Formação docente
para inclusão de games na educação básica: relato de uma experiência. Obra Digital, n. 10, febrero 2016, p.
33-50. Disponível em: http://revistesdigitals.uvic.cat/index.php/obradigital/article/view/73
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