Webgincanas são jogos de
equipe e exigem a ação e o uso da informação. As equipes são desafiadas a
procurar itens de informação ou objetos a cumprir tarefas de caráter coletivo.
Os desafios são lúdicos e envolvem toda a equipe em sua realização.
Atividades e Missões
Atividades – solicitações
para que a equipe utilize de forma criativa a informação encontrada na
internet. Exemplo: descobrir a música campeã do carnaval brasileiro em 1950.
Ouçam-na até aprender a melodia da mesma e preparem-se para cantá-la no show
final da webgincana.
Missões –
são solicitações para que a equipe se organize para complementar a informação
descoberta por meio da busca de pessoas que possam falar sobre o assunto ou da
busca de objetos raros que possam ser mostrados em público. Exemplo: Agora que
descobriram o significado de cinco palavras do dialeto gaúcho, encontrem um
cidadão que fale com o sotaque típico do Rio Grande do Sul. Tragam a pessoa
encontrada para contar uma breve história do folclore do Sul do Brasil para a
turma.
O
desafio envolve a apresentação de situações que envolvam o uso de fontes da
internet de boa qualidade.
Em
dupla ou trio, construa uma webgincana, a partir dos seguintes temas: Esporte
como ferramenta de inclusão social; Atividades
Físicas para Promoção da Saúde; Esporte
e diversidade; Esporte
e Meio Ambiente; Modalidades
Esportivas; Esportes
e violência urbana; Educação
Física Adaptada; Marketing
Esportivo; Cultura
do Movimento; Ritmo
e Movimento; Recreação
e Lazer; Esporte
Espetáculo; Esportes
de alto rendimento.
Dupla/Trio
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Tema
|
Línia Maria, Marcelo Valença, Andressa
|
Atividades Físicas para
Promoção da Saúde
|
Rebeka, Lavinia, Carlos A, Janaina, Niandra
|
Marketing Esportivo
|
Rodrigo, João Pedro
|
Esporte Espetáculo
|
Márcio e Everaldo
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Esportes
de alto rendimento
|
Ana Carla, e Carlos Eduardo
|
Educação Física Adaptada
|
Sand Araújo, Pedro Lucas, Rudny Estevo, Marcus Antonio
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Esportes e violência urbana
|
Bruno Sérgio, Rosivaldo, Rudenberg e Altair
|
Esporte e Meio Ambiente
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Janayna, Simone, José Jonas e Evandro
|
Ritmo e Movimento
|
Yarlla, Fabricio, Caio e Carlos Eduardo
|
Recreação e Lazer
|
Componentes da webgincana
1. Introdução – apresentação
do tema de estudo.
2. Desafio – proposta
estruturada com solicitação de informações que podem ser obtidas por meio de
interpretação do conteúdo dos recursos selecionados pelo professor-autor.
3. Recursos – links dos
sites nos quais as equipes podem encontrar todas as informações necessárias
para atender às solicitações de informações propostas pelo desafio.
4. Avaliação – informar os
critérios utilizados ao conferir pontos às equipes que alcançarem o resultado
esperado em cada item.
5. Conclusão – declaração
curta que reitere o que já foi feito na introdução ou que incentive os
alunos a continuarem estudando o assunto.
6. Créditos e Referencias
– recursos e ferramentas utilizados. Autores e participantes.
Fontes para pesquisa:
webgincanas: um uso estruturado da web em educação-https://jarbas.wordpress.com/037-webgincanas-um-artigo/
Webgincana como estratégia de ensino aprendizagem no ensino superior -http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/2188
Webgincana: potencialidades de uma estratégia didática fundamentada no uso das tic para o ensino superior -htttp://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/viewfile/910/796
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