quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Jornais e Revistas Online na Educação Física

Com a Internet, os estudantes tem acesso a fontes de notícias em tempo real, com grupos de discussão de notícias ou páginas configuradas para seguir eventos atuais. Jornais e revistas online fornecem oportunidade para compararem versões diferentes de matérias jornalísticas e examinarem questões como quando as notícias podem ser tendenciosas ou que tipo de matéria são consideradas de valor jornalístico. Os recursos de notícias na Internet podem ser facilmente utilizados para monitorar a abrangência de uma matéria além de um período de semanas. Por exemplo, os estudantes podem examinar como uma eleição é informada em dois diferentes jornais.

Escolha um tema relacionado aos eixos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a  Educação Física Escolar:
1 - Jogos, Ginástica, Esportes e Lutas;
2 - Atividades Rítmicas e Expressivas;
3 - Conhecimentos sobre o Corpo: Fisiologia, Biomecânica, Bioquímica e Anatomia.

Pesquise uma reportagem em revistas e uma em jornais online. Planeje uma atividade a ser usada em sala de aula utilizando reportagens online. Escreva o tema da atividade - objetivo - reportagem selecionada (titulo e link de acesso) - proposta de atividade.

Sites Jornais e Revistas Online:



Women’s Health - http://www.womenshealth.pt/

Runner’s World - http://runnersworld.com.br/







Época – www.epoca.globo.com 

Estação de Jornais do UOL - www.uol.com.br/jornais 

Folha de S. Paulo - www.folha.com.br 





O Estado de São Paulo - www.estado.com.br 

O Globo - www.oglobo.com.br 

Superinteressante - www.superinteressante.com.br 


quarta-feira, 4 de abril de 2018

Construção de Webgincana

Webgincanas são jogos de equipe e exigem a ação e o uso da informação. As equipes são desafiadas a procurar itens de informação ou objetos a cumprir tarefas de caráter coletivo. Os desafios são lúdicos e envolvem toda a equipe em sua realização.



Atividades e Missões

Atividades – solicitações para que a equipe utilize de forma criativa a informação encontrada na internet. Exemplo: descobrir a música campeã do carnaval brasileiro em 1950. Ouçam-na até aprender a melodia da mesma e preparem-se para cantá-la no show final da webgincana.

Missões – são solicitações para que a equipe se organize para complementar a informação descoberta por meio da busca de pessoas que possam falar sobre o assunto ou da busca de objetos raros que possam ser mostrados em público. Exemplo: Agora que descobriram o significado de cinco palavras do dialeto gaúcho, encontrem um cidadão que fale com o sotaque típico do Rio Grande do Sul. Tragam a pessoa encontrada para contar uma breve história do folclore do Sul do Brasil para a turma.

O desafio envolve a apresentação de situações que envolvam o uso de fontes da internet de boa qualidade.

Em dupla ou trio, construa uma webgincana, a partir dos seguintes temas: Esporte como ferramenta de inclusão social; Atividades Físicas para Promoção da Saúde; Esporte e diversidade; Esporte e Meio Ambiente; Modalidades Esportivas; Esportes e violência urbana; Educação Física Adaptada; Marketing Esportivo; Cultura do Movimento; Ritmo e Movimento; Recreação e Lazer; Esporte Espetáculo; Esportes de alto rendimento.


Dupla/Trio
Tema
Línia Maria, Marcelo Valença, Andressa
Atividades Físicas para Promoção da Saúde
Rebeka, Lavinia, Carlos A, Janaina, Niandra
Marketing Esportivo
Rodrigo, João Pedro
Esporte Espetáculo
Márcio e Everaldo
Esportes de alto rendimento
Ana Carla, e Carlos Eduardo
Educação Física Adaptada
Sand Araújo, Pedro Lucas, Rudny Estevo, Marcus Antonio
Esportes e violência urbana
Bruno Sérgio, Rosivaldo, Rudenberg e Altair
Esporte e Meio Ambiente
Janayna, Simone, José Jonas e Evandro
Ritmo e Movimento
Yarlla, Fabricio, Caio e Carlos Eduardo
Recreação e Lazer





Componentes da webgincana

1. Introdução – apresentação do tema de estudo.

2. Desafio – proposta estruturada com solicitação de informações que podem ser obtidas por meio de interpretação do conteúdo dos recursos selecionados pelo professor-autor.

3. Recursos – links dos sites nos quais as equipes podem encontrar todas as informações necessárias para atender às solicitações de informações propostas pelo desafio.

4. Avaliação – informar os critérios utilizados ao conferir pontos às equipes que alcançarem o resultado esperado em cada item.

5. Conclusão – declaração curta que reitere o que já foi feito na introdução ou que incentive os alunos  a continuarem estudando o assunto.

6. Créditos e Referencias – recursos e ferramentas utilizados. Autores e participantes.


Fontes para pesquisa:

webgincanas: um uso estruturado da web em educação-https://jarbas.wordpress.com/037-webgincanas-um-artigo/

Webgincana como estratégia de ensino aprendizagem no ensino superior -http://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/2188

Webgincana: potencialidades de uma estratégia didática fundamentada no uso das tic para o ensino superior -htttp://www.seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/viewfile/910/796