quarta-feira, 20 de março de 2019

Estudo do Meio na Educação Física


O estudo do meio é uma estratégia interdisciplinar aplicada ao ensino numa perspectiva construtivista que trabalha com conceitos e habilidades para perceber situações e tomar decisões. Insere o estudante diante de uma situação de fato, na qual deve agir como profissional. Permite conhecer, coletar informações e analisar diversos aspectos (cultural, social, ambiental e econômico) de um ambiente específico.

O estudo do meio utiliza entrevistas, excursões e visitas como formas de observação e pesquisa diretamente na realidade, coletando dados e informações para posterior análise e interpretação. Nessa estratégia, o estudante sintetiza, observa, descobre, é mobilizado a participar diretamente no planejamento, na proposição dos objetivos, na execução do estudo meio, por intermédio da realização de entrevistas, visitas, coleta de dados (informações e materiais), na organização e interpretação dos dados colhidos, na elaboração das conclusões gerais e na avaliação no que se refere ao seu processo e aos seus resultados.

O meio exige coleta de dados, a partir da divisão dos estudantes em grupos de trabalho. As informações coletadas devem ser compartilhadas em debates ou com a criação de bancos de dados coletivos e aprofundados por meio de pesquisas em fontes escritas. Os dados coletados podem ser: depoimentos, entrevistas, registros fotográficos, filmagens, documentos em diferentes formatos e  anotações além das gravações em podcast (áudio) por meio de entrevistas, portfólio com relatos das experiências, integrados à pesquisa. Podem ser utilizadas câmeras digitais para registrar o meio visitado, com imagens e vídeos, produzidas apresentações com histórias em quadrinhos, álbuns seriados, livros digitais, mostrando os processos investigados, relatórios referentes aos procedimentos das etapas realizadas, construção de texto reflexivo sobre o local visitado, produção de vídeo expondo o relatório da visita, relatório impresso explorando os pontos mais significativos da visita e as observações contendo as fotos de autoria do estudante, as apresentações, publicação de trabalho no Youtube da turma, além da produçao de diário de atividades e assuntos observados durante a visita.

Na Educação Física, podemos realizar atividades de excursionismo/acampamento, que oferecer aos estudantes as possibilidades de praticar: caminhadas recreativas, natação em rios, lagos ou mar, montanhismo e outros. Outros espaços de prática da educação física podem ser explorados como estudo do meio: Academias, Institutos de pesquisa, Associações esportivas, Empresas de Comunicação (mídia), Indústria esportiva, Comércio de produtos esportivos, Consultorias, Museus, Espaços de Recreação, Circo, Casa de Dança, dentre outros. 

Dupla/Trio
Tema

Amanda, Carla e Emilia


Comércio de Produtos Esportivos
Sidnei, Bianca, Alexsandro e Silvania
Instituto de Pesquisa
Andressa, Maciela e Eladja
Casa de Dança
Jailma e Naira
Associação Esportiva
Jéssica, José Márcio e Markison
Indústria Esportiva
Gabriel Esdras, Kleiton e Gabriel Maurício
Academia SESC Poço
Cícera Bárbara, Marcíria e Maria Gabrielly
Espaços de Lutas Marciais
Gabriel, Yan Micael e Francisco
Museu do Esporte - Estádio Rei Pelé
Lucas, Rodrigo e Denize
Empresas de Comunicação (mídia)
Matheus e Luiz Emanuel
Agência de Marketing Esportivo
Alec, Matheus e Ivalto
Aldeia Indígena


 Planeje uma visita a um destes espaços de realização de atividades da de Educação Física, seguindo o roteiro: (1) Espaço a ser visitado; (2) caracterização deste espaço; (3) Objetivo da visita: (4) Conteúdos e atividades que serão trabalhados na visita; (5) Registros e coleta de dados; (6) Produto resultante da visita.
No link a seguir temos a visita realizada no Complexo Poliesportivo da Universidade Federal de Alagoas conhecendo suas instalações esportivas. 
https://paragrafandoo.blogspot.com.br/2017/10/videos-da-visita-ao-complexo-esportivo.html?m=1

6 comentários:

  1. Essa atividade foi de grande importancia para todos nós, pelo fato de que a alguns anos o tema meio ambiente está sempre na pauta, por estar cada vez mais sendo descuidado e "deixado de lado". E nesse momento que tivemos de aventura e aprendizgem, foi possível tomar uma maior consciência daquilo que é necessário a nossa vida, perceber que a natureza está em nossas vidas porque é uma coisa que não se pode tirar de forma algyma, precisamos do que ela nos oferece para poder viver e além de que o meio abiente veio primeiro que o ser humano. Lá foi possível notar as diferentes tipos de árvores que existem e ver que todo esse conjunto de diferentes espécies conseguem estar harminosamente em um mesmo espaço, notei também que a nutureza na sua forma mais livre é extremamente linda.
    Incluindo o cruso em que estamos nos graduando, foi de muito bom aproveitamento para enfrentarmos as adversidades que existem (Chuva, Rio, Terreno Irregular, Lama, entre outros) pois na Educação Física, existem áreas que trabalham o que fizemos (Trilha, Trekking) e de uma forma indireta ou indireta melhoramos e "testamos" nosso preparo físico.
    Concluindo, essa trilha em que participamos, foi uma experiência inrível e que veio para somar muito, não só para nossa graduação mas também para o lado pessoal.

    ResponderExcluir
  2. Por meio da trilha, apresentada a nós como um projeto interdisciplinar, tivemos a oportunidade de vivenciar experiências além da sala de aula, uma maior proximidade com os professores e uma interação com os colegas de turma nunca vista até então.
    Foi um projeto Idealizado pela aluna Raquel Santos, que buscou o apoio de patrício e do Batalhão da Polícia Militar. Os policiais foram extremamente solícitos, nos dando total atenção e fazendo com que pudéssemos ter uma trilha prazerosa, porém respeitando nossos limites.

    ResponderExcluir
  3. A trilha foi uma experiência incrível, que jamais pensei vivenciar algo parecido logo nos primeiros meses da graduação! Durante a manhã do dia 11 de maio de 2017, tivemos a oportunidade de reconhecer a importância que o meio ambiente tem em nossas vidas, sendo ele a própria manutenção da vida, além de testar os nossos limites, conhecer o nosso corpo, ver o quanto somos capazes através do movimento... Tal experiência, foi uma mistura de aventura com conscientização, enfatizando a importância do meio ambiente ao mesmo tempo em que ele, com toda a sua beleza, enchiam os nossos olhos.

    Maria Natálha Gomes

    ResponderExcluir
  4. Embora já tenha vivenciado situações parecidas, ter participado de outras trilhas, a do dia 11 de maio de 2017 foi sem dúvida muito especial para mim. Pude vivenciar ao lado dos meus colegas de classe e alguns de nossos professores coisas que em nenhuma outra tinha vivenciado, como, ter que andar por dentro de um rio com profundidades diferentes, conhecer uma parte até então desconhecida por mim da cidade, e o mais importante, sair de lá conscientizado a cerca da importância e do valor que possui tal lugar. Foi uma grande aventura, sem dúvida algo que dificilmente esquecerei.

    Leonardo Fabricio T. da Silva

    ResponderExcluir
  5. Embora tenha sido atleta durante anos,nunca tinha feito nada parecido usando a natureza,espero que tenha sido a primeira trilha de muitas,o contato com a natureza,a adrenalina que ela proporciona é sem igual.

    Alisson Gois

    ResponderExcluir
  6. foi uma aprendizado muito rico porque estávamos em contato direito com a natureza por meio da trilha e com isso aprendemos a respeitar o meio ambiente pois mesmo sendo um assunto que seja muito abordado hoje em dia em relação a preservar ao meio ambiente o que se faz para preservar e muito pouco se comparado com que é realmente é preciso pois sabemos que atualmente só existe no Brasil 12% da mata atlântica preservada. A trilha não só nosso possibilitou uma grande beleza e um maior conhecimento sobre a natureza pois vemos muitas tipos de plantas diferentes muitos tipos de terrenos diferentes que em sua maioria eu ainda não tinha visto mais uma maior conscientização pois vendo aquela beleza natural me veio a pergunta se eu ajuda de alguma forma a preservar pois eu sei o que a poluição,o desmatamento faz com tudo isso tudo e que se não cuidamos da natureza iremos perder todos os beneficio que ela nós proporciona. então a trilha proporcionou muitas descobertas e beleza.

    ResponderExcluir