segunda-feira, 11 de março de 2019

Viagem Virtual - Danças no Mundo




As viagens virtuais são como uma excursão a um determinado lugar, representada em páginas da internet, que facilitam a exploração, investigação e percorrer os lugares escolhidos. O professor prepara previamente um guia de exploração, com perguntas que orientam o deslocamento e busca de informações por parte dos estudantes. Este utiliza recursos online, como os webmapas ou mapas online, para suplementar o material impresso disponível na sala de aula ou na biblioteca. Aprende sobre lugares/espaços e escreve um relatório sobre sua relevância para a área de estudo.

Google Earth (https://www.google.com/earth/), navegador gratuito com a função de atlas geográfico tridimensional, construído a partir de imagens de satélite, que possui uma biblioteca de mapas e imagens, fotos de satélite, animações, mapas com os quais se pode visualizar qualquer local do mundo. Com ele é possível localizar diferentes lugares da Terra, acessar imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em três dimensões, cânions dos oceanos. Permite ver imagens históricas tiradas ao redor da Terra, dados sobre o fundo e a superfície do oceano fornecidos por especialistas marinhos, é possível explorar os conteúdos geográficos, salvar os locais visitados e compartilhar com os colegas e grupos.


No uso do Google Earth, o professor explica os diferentes tipos de ocupação ao longo do território, descreve as cidades da região, com visualização online. Trabalha com desafios, como encontrar um vulcão em erupção na Ásia ou um jardim com formas circulares num determinado bairro da cidade em que vive. Numa aula de geografia e história, pode-se vivenciar como se deu a presença dos gregos no entorno do Mar Egeu. Com o auxílio de mapas históricos, pode-se ilustrar os conflitos entre espartanos e atenienses, bem como o processo de colonização grega no mundo antigo. No estudo da arquitetura barroca mineira, os estudantes podem visitar sites sobre o tema e seguir um roteiro das cidades mineiras, características desse período, mapeando os principais locais e monumentos expressivos ou elaborando um texto ilustrado com imagens captadas, demonstrando ser uma síntese do estudo proposto.

Google Maps (https://maps.google.com.br/) - ajuda nas explorações do meio virtual, pois permite a pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra. Funciona também como guia de ruas online. Mostra mapas das cidades, rodovias e auxilia na busca de caminhos, com informação dos trajetos em tempo e quilometragem. Permite aos usuários criarem os próprios mapas, salvando endereços e inserindo textos e imagens. Permite a visualização de mapas e de imagens de satélite de vários lugares do planeta Terra e disponibiliza mapas e rotas disponíveis para diversas localidades, permitindo ‘zoom’ em grandes cidades, bem como a obtenção de roteiros a carro, a pé ou de ônibus, com as distâncias e os tempos de percursos estimados”. As possibilidades de uso do Google Maps são: traçados de áreas urbanas e redes viárias; verificação de formas de crescimento das áreas urbanas; progressiva invasão do espaço agrícola; estudo geográfico do espaço; ocupação humana e seus aspectos físicos, econômicos e sociais; uso do econômico do solo; estudo de acidentes geográficos.



Pesquise na internet, em revistas e em cartões postais: imagens dos locais mais significativos do país, localização, idioma, moeda, extensão, pontos turísticos, curiosidades.

Elabore um álbum álbum virtual com as informações e imagens do Google Earth e Google maps que retratem os locais onde a dança pesquisada é marcante. Esta atividade tem como objetivos reconhecer diferentes espaços geográficos e seus aspectos culturais e estimular a produção escrita através de textos informativos. 

Um comentário: