quarta-feira, 20 de março de 2019

Estudo do Meio na Educação Física


O estudo do meio é uma estratégia interdisciplinar aplicada ao ensino numa perspectiva construtivista que trabalha com conceitos e habilidades para perceber situações e tomar decisões. Insere o estudante diante de uma situação de fato, na qual deve agir como profissional. Permite conhecer, coletar informações e analisar diversos aspectos (cultural, social, ambiental e econômico) de um ambiente específico.

O estudo do meio utiliza entrevistas, excursões e visitas como formas de observação e pesquisa diretamente na realidade, coletando dados e informações para posterior análise e interpretação. Nessa estratégia, o estudante sintetiza, observa, descobre, é mobilizado a participar diretamente no planejamento, na proposição dos objetivos, na execução do estudo meio, por intermédio da realização de entrevistas, visitas, coleta de dados (informações e materiais), na organização e interpretação dos dados colhidos, na elaboração das conclusões gerais e na avaliação no que se refere ao seu processo e aos seus resultados.

O meio exige coleta de dados, a partir da divisão dos estudantes em grupos de trabalho. As informações coletadas devem ser compartilhadas em debates ou com a criação de bancos de dados coletivos e aprofundados por meio de pesquisas em fontes escritas. Os dados coletados podem ser: depoimentos, entrevistas, registros fotográficos, filmagens, documentos em diferentes formatos e  anotações além das gravações em podcast (áudio) por meio de entrevistas, portfólio com relatos das experiências, integrados à pesquisa. Podem ser utilizadas câmeras digitais para registrar o meio visitado, com imagens e vídeos, produzidas apresentações com histórias em quadrinhos, álbuns seriados, livros digitais, mostrando os processos investigados, relatórios referentes aos procedimentos das etapas realizadas, construção de texto reflexivo sobre o local visitado, produção de vídeo expondo o relatório da visita, relatório impresso explorando os pontos mais significativos da visita e as observações contendo as fotos de autoria do estudante, as apresentações, publicação de trabalho no Youtube da turma, além da produçao de diário de atividades e assuntos observados durante a visita.

Na Educação Física, podemos realizar atividades de excursionismo/acampamento, que oferecer aos estudantes as possibilidades de praticar: caminhadas recreativas, natação em rios, lagos ou mar, montanhismo e outros. Outros espaços de prática da educação física podem ser explorados como estudo do meio: Academias, Institutos de pesquisa, Associações esportivas, Empresas de Comunicação (mídia), Indústria esportiva, Comércio de produtos esportivos, Consultorias, Museus, Espaços de Recreação, Circo, Casa de Dança, dentre outros. 

Dupla/Trio
Tema

Amanda, Carla e Emilia


Comércio de Produtos Esportivos
Sidnei, Bianca, Alexsandro e Silvania
Instituto de Pesquisa
Andressa, Maciela e Eladja
Casa de Dança
Jailma e Naira
Associação Esportiva
Jéssica, José Márcio e Markison
Indústria Esportiva
Gabriel Esdras, Kleiton e Gabriel Maurício
Academia SESC Poço
Cícera Bárbara, Marcíria e Maria Gabrielly
Espaços de Lutas Marciais
Gabriel, Yan Micael e Francisco
Museu do Esporte - Estádio Rei Pelé
Lucas, Rodrigo e Denize
Empresas de Comunicação (mídia)
Matheus e Luiz Emanuel
Agência de Marketing Esportivo
Alec, Matheus e Ivalto
Aldeia Indígena


 Planeje uma visita a um destes espaços de realização de atividades da de Educação Física, seguindo o roteiro: (1) Espaço a ser visitado; (2) caracterização deste espaço; (3) Objetivo da visita: (4) Conteúdos e atividades que serão trabalhados na visita; (5) Registros e coleta de dados; (6) Produto resultante da visita.
No link a seguir temos a visita realizada no Complexo Poliesportivo da Universidade Federal de Alagoas conhecendo suas instalações esportivas. 
https://paragrafandoo.blogspot.com.br/2017/10/videos-da-visita-ao-complexo-esportivo.html?m=1

quarta-feira, 13 de março de 2019

Produção de Vídeo - Danças no Mundo


No planejamento do trabalho com registros visuais, no qual a partir do tema escolhido, é elaborado o roteiro do que será registrado com uso de câmera filmadora: tema, local, data da realização, cenário, sujeitos envolvidos, situação a ser registrada e objetivo de aprendizagem a ser trabalhado neste registro.


Propostas de Registros Visuais: apresentação de um tema com vídeo, aula expositiva/animada, debate, demonstração de procedimentos, desenho animado, documentário, dramatização/teatralização, entrevista, estudo do meio (exploração de espaços extraclasse), experimentação, historia animada, narrativa de um conto de fadas/histórias, oficina, palestra, publicidade/comercial, reportagem, telejornal, telenovela, vídeo educativo, videoaulas, videojornal, videonovela, visão panorâmica com narrativa, dentre outras.

A finalidade da produção de vídeos é documentar eventos, aulas, estudos do meio, experiências, entrevistas, depoimentos, para modificar os programas, introduzindo novos textos, nova trilha sonora. Os registros permitem filmar diversos aspectos da realidade do cotidiano, apresentando-os em sala de aula. Isto será um fator gerador de debates e de discussões de como e o que podemos fazer para ajudar as pessoas que estão ao nosso redor.

Produza um vídeo de 10 a 15 minutos sobre a dança do mundo da dupla/trio:
1. Introduza o vídeo com uma breve apresentação da dança que será explorada – origem, onde é dançada e suas principais características;
2. Apresente os movimentos básicos da dança;
3. Apresente uma coreografia da dança feita pela dupla/trio.

O vídeo poderá ser publicado no Youtube e/ou inserido no Padlet do grupo com texto explicando a produção do mesmo.

Vídeo produzido na disciplina em turma anterior:

segunda-feira, 11 de março de 2019

Viagem Virtual - Danças no Mundo




As viagens virtuais são como uma excursão a um determinado lugar, representada em páginas da internet, que facilitam a exploração, investigação e percorrer os lugares escolhidos. O professor prepara previamente um guia de exploração, com perguntas que orientam o deslocamento e busca de informações por parte dos estudantes. Este utiliza recursos online, como os webmapas ou mapas online, para suplementar o material impresso disponível na sala de aula ou na biblioteca. Aprende sobre lugares/espaços e escreve um relatório sobre sua relevância para a área de estudo.

Google Earth (https://www.google.com/earth/), navegador gratuito com a função de atlas geográfico tridimensional, construído a partir de imagens de satélite, que possui uma biblioteca de mapas e imagens, fotos de satélite, animações, mapas com os quais se pode visualizar qualquer local do mundo. Com ele é possível localizar diferentes lugares da Terra, acessar imagens de satélite, mapas, terrenos e construções em três dimensões, cânions dos oceanos. Permite ver imagens históricas tiradas ao redor da Terra, dados sobre o fundo e a superfície do oceano fornecidos por especialistas marinhos, é possível explorar os conteúdos geográficos, salvar os locais visitados e compartilhar com os colegas e grupos.


No uso do Google Earth, o professor explica os diferentes tipos de ocupação ao longo do território, descreve as cidades da região, com visualização online. Trabalha com desafios, como encontrar um vulcão em erupção na Ásia ou um jardim com formas circulares num determinado bairro da cidade em que vive. Numa aula de geografia e história, pode-se vivenciar como se deu a presença dos gregos no entorno do Mar Egeu. Com o auxílio de mapas históricos, pode-se ilustrar os conflitos entre espartanos e atenienses, bem como o processo de colonização grega no mundo antigo. No estudo da arquitetura barroca mineira, os estudantes podem visitar sites sobre o tema e seguir um roteiro das cidades mineiras, características desse período, mapeando os principais locais e monumentos expressivos ou elaborando um texto ilustrado com imagens captadas, demonstrando ser uma síntese do estudo proposto.

Google Maps (https://maps.google.com.br/) - ajuda nas explorações do meio virtual, pois permite a pesquisa e visualização de mapas e imagens de satélite da Terra. Funciona também como guia de ruas online. Mostra mapas das cidades, rodovias e auxilia na busca de caminhos, com informação dos trajetos em tempo e quilometragem. Permite aos usuários criarem os próprios mapas, salvando endereços e inserindo textos e imagens. Permite a visualização de mapas e de imagens de satélite de vários lugares do planeta Terra e disponibiliza mapas e rotas disponíveis para diversas localidades, permitindo ‘zoom’ em grandes cidades, bem como a obtenção de roteiros a carro, a pé ou de ônibus, com as distâncias e os tempos de percursos estimados”. As possibilidades de uso do Google Maps são: traçados de áreas urbanas e redes viárias; verificação de formas de crescimento das áreas urbanas; progressiva invasão do espaço agrícola; estudo geográfico do espaço; ocupação humana e seus aspectos físicos, econômicos e sociais; uso do econômico do solo; estudo de acidentes geográficos.



Pesquise na internet, em revistas e em cartões postais: imagens dos locais mais significativos do país, localização, idioma, moeda, extensão, pontos turísticos, curiosidades.

Elabore um álbum álbum virtual com as informações e imagens do Google Earth e Google maps que retratem os locais onde a dança pesquisada é marcante. Esta atividade tem como objetivos reconhecer diferentes espaços geográficos e seus aspectos culturais e estimular a produção escrita através de textos informativos.