quarta-feira, 21 de abril de 2021

Construção de Mapas Conceituais - Exergames nas Aulas de Educação Física

Jogos Sérios ou Serious Games é um gênero de jogo que utiliza a capacidade imersiva e narrativa dos jogos digitais em áreas como saúde, educação e treinamento. Especificamente na área de saúde, o advento de novas tecnologias de baixo custo para captação de movimento fez florescer uma categoria chamada de exergames - união dos termos exercise e games (exercício e jogos).  (OLIVEIRA et al, 2016).




O termo exergame abrange uma ampla gama de jogos que têm como similaridade requerer que o usuário realize algum tipo de esforço físico. Outros termos usados para definir jogos desse tipo são: Active Video Game (Video Game Ativo), Active Gaming (Jogar Ativamente), Movement Controlled Video Game (Video Game Controlado por Movimento) e Exertion game (Jogo de Exercitação - em livre tradução aproximada).

Pesquise na internet o tema Exergames como ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física, analisando:

1. Importância dos exergames na vida de crianças e adolescentes.

2. Finalidade dos exergames para:
a) Reabilitação
b) Educação Física
c) Atividade física/fitness
d) Combate a obesidade

3. Dispositivos são comumente utilizados nos exergames? Que tipo de tecnologia de captação de movimento e controle é utilizado no jogo.

4. Importância do movimento no exergames.

5. Possibilidades de uso dos exergames nas aulas de Educação Física.

6. Descrição de um dos exergames abaixo, informando: usuários, tecnologias envolvidas, movimentos que o jogo exige que sejam feitos por parte dos usuários.

 

Exergames


20 Thousand Leaks

Age Images

Age Invaders-danças

Beat sketcher

Boom Blox Bash Party

Brunswic Pro Bowling

Buzz! Quis musical

Dance Dance Revolution (DDR)

DanceMasters – danças

Deca Sports 3 – fencing, lutas, racqueball, lacrosse, indoor volleyball

Deca Sports Freedom – boxing, lutas
Excitebots: trick racing
Exertainer
Eye Toy
Fifa World Cup (PS3) – futebol
Figuremeter – danças
Fitness adventure – danças
Fligh Night Round 4 – Boxe
Gu e Push ‘N’ Pull – simulador de voo
Heart burn game – ginásticas
Hustle Kings
Interactive Dance Simulation Videogame (OSVG)
Interactive slide
John Dalys prostroke golf
Joy Ride
Kick ass Kung-fu – lutas
Kinect Adveture
Kinect Sports (boxing) lutas
Kinect sports 2
Maddlen NFL 2010 – Futebol Americano
Marble Saga Karolimpa
Michael Jackson the experience - danças
NBA 08 – basquete
NBA 2k10
NBA 2K11Hustle kings
Neat-o-Games
NHL2K10 – basquete
Nitendo wii sports – golf, boxe, tênis, boliche, baseball, arco e flecha
Planet minigolf
PlayStation Move heroes
Push ‘N’ Pull
Racket sports
Reflexridge
Shadowboxing over a distance
SingStar dance- danças
Sting Star Dance
Swan Boat - danças
The Lord of the Rings: Aragorn’s Quest
The shoot
Tiger Woods
Tiger Woods PGA tour
Time Crisis: razing storm
Top darts – esportes
Top spin 4 – esportes
UbiBall
Ultimate Band
Virtua tennis 2009
We love golf
Wii Fit – yoga, skate e snowboard
World Championship darts: pro tour
Yoostar – representação
Yoostar 2 in the movies
Zumbafitness – danças

 

Leituras:

Cultura digital e Educação Física: problematizando a inserção de exergames no currículo. Educação, Teoria e Prática, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v34n1/v34n1a09.pdf

 

Exergames no ciberespaço: uma possibilidade para Educação Física (SBGames, 2011). Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/cult/full/92287_1.pdf

 

Jogando com as diferentes linguagens: a atualização dos jogos na Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Ciência do Esporte – 2016. Disponível em: http://www.rbceonline.org.br/pt/jogando-com-as-diferentes-linguagens/articulo-resumen/S0101328916000056/

 

Ambientes virtuais de aprendizagem na educação física: uma revisão sobre a utilização de Exergames. Ciências & Cognição Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v15n1/v15n1a08.pdf

 

Desafios e possibilidades de uso de exergames no Ensino Médio: desenvolvendo capacidades, habilidades e competências. Anais do Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), 2016. Disponível em: http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1698/865

 

Exergames: uso pedagógico e suas bases teóricas na educação. Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8187/5814

 

Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v34n1/v34n1a09.pdf

 

Exergames, das salas de aula ao atletismo. Disponível em: http://www.unicamp.br/unicamp/ju/670/exergames-das-salas-de-aula-ao-atletismo

 

Exergames no ciberespaço: uma possibilidade para Educação Física.

Disponível em:

http://www.sbgames.org/sbgames2011/proceedings/sbgames/papers/cult/full/92287_1.pdf

 

Exergames no currículo da escola: uma metodologia para as aulas de Educação Física. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/cultura/Culture-7_short.pdf

 

Exergames na Educação Física: ferramentas para o ensino e promoção da saúde. Disponível em: http://www.sbgames.org/sbgames2014/files/papers/culture/full/Cult_Full_Exergames%20na%20Educacao%20Fisica.pdf


Construa um mapa conceitual com as informações pesquisada, utilizando softwares de construção de mapas como o CMap Tools ou outro a escolha e publique no blog da dupla/trio.

Leitura sobre uso de mapas conceituais: 
USO DE APLICATIVOS DE CONSTRUÇÃO DE MAPAS COGNITIVOS COMO METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO SUPERIOR. Douglas Vieira de Almeida, Luís Paulo Leopoldo Mercado e Líllian Franciele Silva Ferreira. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/9868/pdf  



Sites para Elaboração de Mapas Conceituais


Cmap Tools – http://cmap.ihmc.us/





Bubbl.us - https://bubbl.us/

Coggle – https://coggle.it/

Popplet – http://popplet.com/

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