terça-feira, 13 de agosto de 2019

Projetos Didáticos nas Aulas de Educação Física - Danças do Mundo




A dança é uma expressão representativa de diversos aspectos da vida do homem. Pode ser considerada como linguagem social que permite a transmissão de sentimentos, emoções da afetividade vivida nas esferas da religiosidade, do trabalho, dos costumes, hábitos, da saúde, da guerra, etc.


      Existem vários tipos de danças: danças urbanas (hip-hop), danças eruditas, danças e coreografias associadas a manifestações musicais, lengalengas, brincadeiras de roda, cirandas e escravos-de-jó.


Por meio das danças e brincadeiras, os estudantes poderão conhecer as qualidades do movimento expressivo, além de algumas técnicas de execução de movimentos, bem como, ser capazes de improvisar, de construir coreografias e adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas.


As danças folclóricas são caracterizadas por um conjunto de danças sociais, peculiares de cada lugar e originárias de antigos rituais mágicos e religiosos. Possuem diversas funções como, por exemplo,comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais.


No Brasil, o folclore brasileiro possui muitas danças que representam as tradições e as culturas de determinada região. As danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana, no qual são celebradas em festas populares caracterizadas pelas músicas, figurinos e cenários representativos.


Neste projeto vamos realizar duas atividades: uma viagem virtual ao local onde as danças escolhidas se manifestam culturalmente e uma produção de vídeo mostrando os passos da dança e uma coreografia escolhida pela dupla/trio.


Dupla
Dança

Flávia, João Pedro, Nicole, Morgana Stephanny

Troika – Russia


Pedro Herculano, Michael, Miqueias e Milenne


Reggaeton - Panamá e Porto Rico

Mikelly, Alex, Millena, 
Isaias


Mambo – Cuba

Álvaro, Fábio, Jarlen,
Luiz


Bachata – México


Angelo, Paulo, Whashington, John, Carina


Dança do Ventre – Marrocos

Ronaldo, Isabela, Geovanni e Daniel


Jazz - USA

Pedro Henrique, Jesiel, Eudson e João Paulo


Freestyle - EUA




K-Pop - Coreia do Sul 




Tarantella – Itália




Haka - Nova Zelândia

Zumba – Colombia
Balé - Austria e Rússia
Zumba – Colombia
Salsa – Colombia
Salsa – Colombia
Zouk – Antilhas Francesas
Fingernail dance - Tailandia
Dança do Dragão – China
Bharathanatyam – Índia
Tiroler Holzhacker / Gort me strop – Alemanha
Flamenco – Espanha



Cada dupla/trio deverá construir uma apresentação no PowerPoint sobre a Dança no Mundoconhecendo um pouco mais sobre a dança escolhida:

a. Importância da dança nas aulas de Educação Física


b. História da dança escolhida


c. Características da dança


d. Origem da dança e local na qual é praticada (ilustrar com fotos do lugar e de satélite - googlemaps e google earth)


e. Matéria com fotos ou vídeo no Youtube com o passo a passo da dança.


Produção de Vídeo - Passos e coreografia da Dança 



No planejamento do trabalho com registros visuais, no qual a partir do tema escolhido, é elaborado o roteiro do que será registrado com uso de câmera filmadora: tema, local, data da realização, cenário, sujeitos envolvidos, situação a ser registrada e objetivo de aprendizagem a ser trabalhado neste registro.


Propostas de Registros Visuais: apresentação de um tema com vídeo, aula expositiva/animada, debate, demonstração de procedimentos, desenho animado, documentário, dramatização/teatralização, entrevista, estudo do meio (exploração de espaços extraclasse), experimentação, historia animada, narrativa de um conto de fadas/histórias, oficina, palestra, publicidade/comercial, reportagem, telejornal, telenovela, vídeo educativo, videoaulas, videojornal, videonovela, visão panorâmica com narrativa, dentre outras.

A finalidade da produção de vídeos é documentar eventos, aulas, estudos do meio, experiências, entrevistas, depoimentos, para modificar os programas, introduzindo novos textos, nova trilha sonora. Os registros permitem filmar diversos aspectos da realidade do cotidiano, apresentando-os em sala de aula. Isto será um fator gerador de debates e de discussões de como e o que podemos fazer para ajudar as pessoas que estão ao nosso redor.

Produza um vídeo de 10 a 15 minutos sobre a dança do mundo escolhido pela dupla/trio:
1. Introduza o vídeo com uma breve apresentação da dança que será explorada – origem, onde é dançada e suas principais características;
2. Apresente os movimentos básicos da dança;
3. Apresente uma coreografia da dança feita pela dupla/trio.
O vídeo poderá ser publicado no Youtube e/ou inserido no blog da dupla/trio com texto explicando a produção do mesmo.

Vídeo produzido na disciplina em turma anterior:


Nenhum comentário:

Postar um comentário